Páginas

linhadata

6.6.16

E Salário Emocional? Parte I: Elogie mais!

Oba! Fazia muito tempo que eu queria escrever sobre empreendedorismo! Sou formada em Psicologia, atuei muitos anos na área de treinamento e seleção, e há mais de 6 anos trabalho com gerenciamento e consultoria de Marketing Virtual. Então fiz esta nova coluna do blog chamada de EMPREENDA, em que vou abordar temas relacionados ao empreendedorismo na atualidade! Neste post queria levantar um ponto que acredito ser um dos que fazem parte desses múltiplos fatores desencadeadores da qualidade do atendimento: o salário emocional do seu funcionário!

De forma mais genérica o salário emocional é o conjunto de ações cotidianas que melhoram a qualidade de vida e o bem-estar do seu funcionário... Ações que com certeza vão repercutir no seu cliente (e consequentemente na rentabilidade da empresa) e que por fim vão gerar maior engajamento, motivação, permitindo até mesmo a redução de custo e sim, o aumento do lucro!



É impressionante o número de “empresários” e/ou “gerentes” que só se dirigem ao funcionário para chamar a atenção, fazer uma crítica ou mesmo corrigir erros e, nem percebem, que faz tempo que não fazem um único elogio genuinamente espontâneo, direto e verdadeiro! É extremamente importante o feedback construtivo para o funcionamento de uma empresa, mas é igualmente rico um elogio sincero!

Acredito que na educação o reforço positivo funciona melhor que o punitivo e que, a dopamina, liberada pelo cérebro nos momentos de satisfação, é um elemento químico poderoso! E tanto um quanto outro pode ser engatilhado através de um elogio bem colocado, que se for assertivo e genuíno pode ser desencadeador de um maior engajamento na sua empresa!
Uma pesquisa feita pela Harvard Business Review na rede Best Buy: 0,1% de engajamento extra dos funcionários representam US$ 100 mil a mais de faturamento anual.

Enfim, vale enfatizar que detalhes fazem a diferença, palavras mudam o dia, um sorriso abre portas, um elogio levanta o astral de qualquer um, uma atitude positiva aparentemente “simples” pode mudar a vida de quem convivemos, mudar o ambiente, inclusive afetar de forma efetiva tudo ao nosso redor!

Claro que o salário emocional é muito mais que um "simples" elogio, porém, quero ressaltar que este tem que estar presente no dia a dia de todo empreendedor, para motivar, ressaltar os aspectos positivos e as pequenas vitórias do cotidiano de quem está ao seu redor... Sim, um elogio genuíno nos motiva, resgata afetos, desperta nos corações sentimentos prazerosos e é uma forma de reconhecimento. Empreender é também prestar atenção aos atos dos funcionários, e isso faz com que ele se sinta especial, e sim, o faz investir na vida (e na profissão) com mais afinco e responsabilidade, além de alimentar sua auto estima e promover certa segurança interna e motivação de continuar adiante.
 

Lembre-se sempre: Experiências e relacionamentos são as maiores fontes de valor para qualquer empreendimento de sucesso... Mas muitas vezes são negligenciados na correria do dia a dia!

Enfim a dica de hoje é: ELOGIE MAIS!

Tem alguma sugestão de tema para abordar por aqui? Alguma dúvida? Alguma sugestão? Deixa seu comentário que vou amar responder!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADO(A) por comentar e seja sempre bem vindo(a) ao Vila Trendy!

 
Vila Trendy © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados