Páginas

linhadata

11.10.14

Bloggers + Oak Wine + Outubro Rosa!

Na sexta passada tivemos um almocinho no Oak Wine Expand (restaurante que amo!) com as bloggers daqui da ilha! Aproveitamos a oportunidade para ir de rosa e levantar a bandeira em prol da conscientização sobre o Câncer de Mama e a necessidade de diagnóstico precoce da doença! Por isso, todas estamos com alguma peça rosa/pink no look!
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que acontece no mundo todo e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Hoje, em todo mundo, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc são iluminados de rosa durante o mês de outubro e instituições também realizam eventos para promover ações que possam sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Como identificar o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer(INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. O exame clínico das mamas é realizado por um médico e deve ser um procedimento feito periodicamente. Já a mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama. É importante também que a mulher realize sempre o auto exame para, se detectar qualquer anomalia na mama, buscar imediatamente ajuda médica.


Como fazer o auto exame?

Ao realizar o autoexame, a mulher deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo. O ideal é examinar os seios uma vez por mês, no fim de seu período menstrual, quando seus seios normalmente já não estão mais sensíveis ou inchados. Se você já teve a menopausa ou teve histerectomia, examine seus seios no primeiro dia do mês ou quando achar melhor, uma vez por mês.

Comente com o Facebook:

1 comentários:

OBRIGADO(A) por comentar e seja sempre bem vindo(a) ao Vila Trendy!

 
Vila Trendy © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados