sábado, junho 11

Buxixos e dicas de um profissional: Caçador de Tendências!


Reuni algumas informações de várias entrevistas que li do Isham Sardouk, para compreendermos um pouco como é trabalhar como Trend Hunter! Hoje ele tem 20 anos de profissão e é vice-presidente de Trend Forecasting do Stylesight, simplesmente um dos maiores portais de pesquisa de tendências de moda do mundo!

Vamos às dicas?

# Ao acordar é o momento de por as idéias para funcionar! Pela manhã, antes de começar o seu dia é o horário que sua cabeça está descansada e seu pensamente está fresco! Antes mesmo de chegar ao meu escritório compilo idéias, navego na internet e arquivo fotos e imagens que acho interessante!

# Curiosidade em excesso é fundamental, assim como paixão pela moda e sede por arte! Um bom caçador de tendências deve estar sempre intrigado por outras culturas, imerso em música e conhecer muito a história da moda. Ir aos desfiles, shows e exposições mais importantes são primordiais e fazem parte das pautas diárias das reuniões de equipe! Atualizar-se sobre o mercado e ter senso de humor também é importante... Estamos falando do mundo fashion e isso deve ser divertido!



# Então, um pouco de diversão... Faz parte das pautas de reuniões! Além de relatórios de exposições, desfiles... Temos um relatório mensal de fotos com descrição apurada de tendências do que estão usando nas ruas de diversos países, nos desfiles e até mesmo o que as celebridades estão usando! 
# Nem tudo é diversão nas reuniões de trabalho! Além de relatórios mensais e sazonais de varejo em cores, vestuário, acessórios... Analisamos as tendências atuais, oferta de produtos, métodos de merchandising, re-pensamos sobre o mercado, fazemos relatórios de comparação semanal e analisamos tendências e pontos quentes na oferta de varejo mundial constantemente! Demonstramos como as tendências estão evoluindo e fornece relatórios relacionados com a confirmação da tendência e outras fontes de inspiração.

# Respondemos à fome dos consumidores de forma simples, prática e rápida! É assim que uma possível tendência sai das ruas e vai parar nas lojas: Identificamos pontos-chaves e itens de vestuário e acessórios baseados nas influências dos desfiles, ruas e feiras... Estudamos, reunimos dados, lemos, pesquisamos e sintetizamos cada tendência! A partir da síntese, fazemos esboços de cada item com paletas de cores, tecidos, sugestões de materiais e de fabricação! É um processo dinâmico e veloz, para poder alimentar o mercado do mundo acelerado de hoje!

# Viajar faz parte da profissão e da rota de caça tendências! Viajo a cada dez, 15 dias. Pode ser deslocamentos curtos, como de Paris a Londres ou de Paris a Milão. As viagens de Paris para Nova York acontecem a cada dois meses e também costumo ir à Ásia sempre, três ou quatro vezes por ano. Londres, Tóquio e Paris são cidades onde a moda nunca dorme. Nova York é o melhor lugar para sair e aproveitar a vida noturna, assim como para observar as pessoas.

# A priori, não se reconhece uma tendência de Moda! Você não pode ver uma tendência de moda, já que ela não é um objeto, como um vestido ou um carro. Você nota sinais, vai percebendo indicadores. Algumas peças aqui e ali e, então, depois de um tempinho, nota que algo realmente novo e diferente está acontecendo.
# Não existe um processo fixo para o nascimento de uma tendência! É algo natural, que as pessoas fazem coletivamente, mesmo sem saber. Por exemplo,  a tendência atual dos anos 1970, estará em alta simplesmente porque muitos designers sentiram o impacto do trabalho de Yves Saint Laurent na retrospectiva do estilista, no ano passado, em Paris. Todo mundo percebeu que é o momento certo para trazer o estilo de Saint Laurent de volta à tona. Então, mesmo que os anos 70 tenham sido mostrados nas passarelas de verão 2011 de Marc Jacobs, Gucci, Fendi e muitas outras marcas, a tendência voltou pelo desejo coletivo e originado apenas por um homem. Em outras palavras, uma tendência pode ser criada por um grupo ou simplesmente pelo trabalho esplendoroso de uma única pessoa!

# Possuímos uma enorme biblioteca de imagens para inspirações! Nossa biblioteca possui mais de cinco milhões de imagens de diversas categorias que inspiram as indústrias de moda, estilo e tendência no mundo!

# E as tendências para o verão 2012? Já vemos a forte onda de anos 70, em referência a Yves Saint Laurent, além de cores impetuosas, looks glamourosos, formas longas, fluidas e volumosas. O dourado vai predominar nos acessórios. Os óculos continuarão enormes, enquanto as bolsas já reduziram de tamanho!

Gostaram de alguma dica???

6 comentários:

  1. Adorei! esclareceu algumas dúvidas e preencheu algumas curiosidades que eu tinha! ass: Paty.

    ResponderExcluir
  2. Carol, acho lindo o color blocking, mas n sou adepta! Mas remexendo meu guarda roupa essa semana vi umas peças que dá para montar um look e não ficar tãaao colorida assim... hehhehehe

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!!!

    Beijinho, Carol!

    ResponderExcluir
  4. hahahahhahaahahaha... eu vi. Mas é que todas as vezes que vejo color blocking comento isso... acho que é só vontade de fazer. Ontem a Simone Soares estava td trabalhada num color blocking lindo! E falei isso pra ela também... hahahahhha

    bjss

    ResponderExcluir
  5. Ana, eu adoro pesquisar tendências!!
    meu trabalho é esse também rsrs..
    só tem que tomar cuidado pra não ficar o dia inteiro no computador e esquecer de dar umas voltas na rua pra ver se tudo que você viu está por lá rs
    vem conhecer meu blog novo flor
    kisses

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, principalmente a parte das tendências para 2012! Informação é TUDO! Beijão!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

OBRIGADO(A) por comentar e seja sempre bem vindo(a) ao Vila Trendy!

Related Posts with Thumbnails

Vila Trendy ₢ 2014 | Layout Desenvolvido para o blog Vila Trendy| Imagem de Garance Doré