Páginas

linhadata

30.3.11

Encontre tempo para se conhecer melhor!


Tirar meses ou até mesmo um ano sabático (como fez a Liz Gilbert, interpretada por Julia Roberts no filme Comer, Rezar e Amar), totalmente dedicado ao descanso e em prol de jornada de autoconhecimento seria ideal, mas vamos encarar a realidade, a grande maioria das pessoas não pode se dar esse "luxo".

Talvez nesse momento de vida, você não pode bancar uma viagem de férias (como a Sophie, interpretada por Amanda Seyfried no filme Cartas à Julieta), nem mudar de país (como fez a escritora Frances Mayes, interpretada por Diane Lane no filme Sob o Sol de Toscana).

Mas dedicar um tempo para o autoconhecimento e tirar um dia (dois ou um fim de semana mais esticado) ao invés de tirar um ano de período sabático você com certeza pode realizar! E isso, por mais insignificante que pareça pode trazer uma nova motivação e descobertas significativas na vida de qualquer um!

Vamos à 5 reflexões e dicas para o autoconhecimento?

O encontro consigo mesmo!
Reflexão: Ir à festas, encontros, baladas, shows, aniversários são ótimos e muito importantes, pois vivemos em sociedade, somos seres de relações, precisamos de convivência! Porém, muitas vezes isso dificulta o tão falado "encontro consigo mesmo”! Uma dose de vez em quando de introspecção é ótimo para nos ajudar a refletir sobre a forma como lidamos com nossos anseios, escolhas, desejos, frustrações e relacionamentos.
Dica: Tire momentos de introspecção para poder enxergar com mais clareza a sua vida. Pergunte-se: como quer viver? O que é importante na sua vida? Você está contente com o que está conquistando?

Aonde está o seu prazer?
Reflexão: Para que o seu tempo seja bem aproveitado, é essencial que faça alguma atividade que lhe dê prazer. Pense: o que lhe dá prazer? O que lhe rende boas risadas e aquela sensação de bem-estar?
Dica: Valorize o seu tempo preenchendo-o com algo que dê a sensação de produtividade. Praticar uma atividade lúdica na qual se sinta espontânea, alegre, motivada! Pode ser cozinhar para os amigos, ver filme com o marido e filhos, tomar um longo banho de mar ou piscina com pessoas alto-astral...

Válvulas de escape são necessárias!
Reflexão: O uso da criatividade pode ser essencial para você descobrir uma ótima válvula de escape para a pressão cotidiana. 
Dicas: Não pode pagar uma viagem de um mês para o lugar dos seus sonhos? Que tal programar viagens ou passeios (para lugares perto da sua cidade), ou até mesmo programas de fim de tarde com pessoas que você ama (estar junto) para você fugir da rotina?

Cuidar-se é essencial!
Reflexão: Tenha hábitos saudáveis de cuidar da sua beleza! Não é nada superficial, pois além de fazer bem para a estética, também faz bem para a saúde mental, já que faz com que você se sinta com a auto-estima mais elevada.
Dicas: Tire um dia de SPA nem que seja em casa (fazer massagens, hidratações, pé e mão...), saia para caminhar em um local bonito e relaxante, faça algum tipo de movimento (dança, atividades físicas...), etc.

Organizar-se é vital!
Reflexão: Procure parar um momento do seu dia para organizar suas prioridades. Lembre-se: a pessoa organizada faz mais, melhor, com menos stress e em menos tempo! Organizar-se é controlar a própria vida, escolher prioridades, determinar o que é importante e livrar-se do que não funciona pra você!
Dicas: Cultive o hábito de anotar: listas, agenda, quadro de avisos/recados... Adote o hábito de escrever o que precisa ser feito nos próximos dias e planeje a execução. Confiar seus compromissos apenas na memória não é uma maneira recomendável para cumpri-los.

Tem alguma dica para contribuir? Escreva nos comments!


...................................................................................

OBS: Estou de férias relâmpago até segunda! Por isso, só vou sortear e anunciar o ganhador do sorteio Bioextratus neste dia! Beijos e até lá!
AVISO PRAZAMIGAS: A loja virtual Anita Bunita está com 30% de desconto!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. amei o post e as dicas! Tô muito precisada de um tempinho pra mim! bjs e ótima mini-férias.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! sempre penso muito em tudo isso... bjo e bom descanso.

    ResponderExcluir
  3. amei cada detalhe cada dica!
    Estou com Post Novo
    Passa Lá:

    hppt://marcellyrosa.blogspot.com

    Beijos Cor de Rosa...!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Post Ana!!
    além de filmes que amo, é uma dica para aproveitarmos mais nossa vida
    kisses
    Gih

    ResponderExcluir
  5. Uma pausa é sempre bem vinda!

    BJOS

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Meu blog fala sobre isso:
    www.silvanarangel.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/psicoterapiaholisticabr

    ResponderExcluir

OBRIGADO(A) por comentar e seja sempre bem vindo(a) ao Vila Trendy!

 
Vila Trendy © | Desenvolvimento: N I N A M O R E | Todos os direitos reservados